Ariana Grande resgata a estética anos 2000 em “Focus”

Apesar de “My Everything” ainda ter alguns hinos guardados, Ariana Grande resolveu iniciar a promoção de seu terceiro cd, “Moonlight”. Que obsessão com a Lua, hein? A turnê era a a”Honeymoon Tour” e agora o cd “Moonlight”.

“Focus”, um uptempo que tem gerado muitas comparações com “Problem”, foi a escolhida para iniciar a nova era. Isso porque tem a mesma predominância de saxofones e trompetes. Tem essa mesma vibe doo-bop de palmas e instrumentos de sopro. Sem contar que o refrão também tem um loop de voz usado quase que como um timbre musical. Se no hit com a Iggy tínhamos Big Sean sussurrando “I got one less problem without you“, agora temos outra voz que repete “focus – fo – fo – focus on me“.

Na primeira vez que ouvi, achei meio bleh, nada de especial, mas no final do rascunho desse post já estava assim viciadinho. Não tem como, ela trabalha com gente que sabe enfiar música pop à força dentro do nosso cérebro. Você pode até não simpatizar de primeira, mas é bem grower. Essa em especial foi co-escrita com um SUPER time de compositores suecos: Ilya Salmanzadeh, Savan Kotecha e Peter Svensson. Não tem para ninguém, os suecos são os melhores quando o assunto é escrever música pop.

Porém em um aspecto que “Problem” e “Focus” são muito diferentes: o videoclipe. O primeiro tem inspiração na década de 1960 com delineador de gatinha, perucas volumosas e altas e shapes geométricos de caleidoscópio. O segundo é completamente futurista, com predominância de roxo, prata e branco. Um futurismo que víamos MUITO nos vídeos da virada do milênio, lembram? Essa coisa de dançar em cenários clean, geométricos, de PVC e fibra de carbono, cheios de jogos de luzes inventivos, silhuetas contra a luz e formas contemporâneas. Ariana dança em cima de um cubo, em uma plataforma, dentro de um retângulo, de um círculo iluminado, etc. Me lembra muito “Born To Make You Happy” e “Oops! I Did It Again…” da Britney, “If You Had My Love” da J-Lo, “Come On Over” da Aguilera, etc. Ai que saudades dessa época, haha.

Screenshot 2015-10-30 11.14.27

Vamos falar também do que fator mais importante desse visual? Claro que o cabelo platinado/lilás da Ariana é o maior choque do clipe, rs. Acharam que combinou? Acredito também que nunca a vimos dançando tanto, não é? O vídeo é cheio de coreografias.

Qual a sua parte favorita? A minha é quando fica em preto e branco”. Resta saber se “Moonlight” vai ser tão cheio de hinos como o “My Everything”.

PS: O cowbell, esse sino que ecoa o tempo todo na música, me lembrou muito “Put Your Grafitti On Me” da flopadíssima Kat Graham.

PS 2: “Focus” já tem ganhado muitas comparações com “That’s The Way (I Like It)”, do KC & The Sunshine Band. E realmente, apesar de serem duas faixas completamente diferentes, o single da Ariana tem uma melodia muito similar. Se você reparar, o fundo da música é “That’s The Way” desacelerado, rs.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta